20 Destaques Brasileiros

Final de temporada e chegou a hora de saber quais brasileiros tiveram bom desempenho nos gramados europeus. Uma lista com exatos 20 nomes, número ideal para se apontar os destaques sem sobras e sem faltas.
Claro que essa lista e os jogadores que a ela integram estão ordenados de acordo com a visão deste jornalista aqui, e qualquer discordância ou idéia diferente nos nomes ou em alguma posição é muito normal já que unanimidade é muito rara.

Em ordem decrescente (para manter o suspense!) os "cara" ficaram ordenados assim:

20 - RENATO AGUSTO (Bayer Leverkusen)
Renato Augusto foi uma grande surpresa na equipe do Bayer Leverkusen, já que ele não sentiu a diferença no estilo de jogo e muito menos alguma dificuldade na adaptação ao novo país. É verdade que sucumbiu um pouco na reta final da Bundesliga (como toda sua equipe), mas na temporada 2009/10 as perspectivas são ótima quanto a sua evolução.



19 - EWERTHON (Real Zaragoza)
Artilheiro do Zaragoza na 2ª divisão (25 gols), voltou a jogar bem após uma temporada medíocre no Stuttgart e outra apagada no Espanyol. E mesmo não disputando a 1ª divisão, seu feito não pode ser diminuido e ele merece estar na lista.


18 - WENDELL (Bordeaux)
Super eficiente, foi mais uma vez importante dentro do esquema e ajudou seu time na conquista da Ligue 1. Merece citação muito pela importância que atingiu no Girondins, mesmo chegando lá com forte desconfiança, já que não era unamindade nem no seu país. Pelas notas do jornal L'equipe teve a quinta melhor média do Bordeaux.


17 - BRANDÃO (Olympique de Marseille)
Goleador comparado a Sonny Anderson e outros avantes brasileiros que fizeram sucesso na França, chegou com muito cartaz e fez alguns gols. Para temporada de estréia foi bem, porém não conseguiu levar o Olympique ao tão sonhado título.


16 - LIEDSON (Sporting)
Ficou muito tempo lesionado e isso serviu para mostrar em números que o Sporting ainda sente muito quando o "levezinho" não entra em campo. Artilheiro implacável, ficou 3 gols atrás do artilheiro da Liga Sagres.


15 - ÂNDERSON (Manchester United)
Quando começou sua carreira era um jogador agudo com grande habilidade e poder de decisão. Nas duas temporadas que fez no Man.Utd atuou maior parte do tempo como médio-central (½volante-½meia) , e isso acabou deixando ele muito preso dentro do esquema (quase que um burocrata). Com tudo isso ainda se destacou, não chegando a ponto de ser fundamental dentro do elenco, mas contribuiu com bons passes e saída de jogo com qualidade.


14 - BOBÔ (Besiktas)
Campeão Turco e da Copa da Turquia, ídolo e maior artilheiro da história do Besiktas. Nesta temporada não foram muitos gols (11 na Süper Lig e 2 na final da Copa da Turquia), mas eles tiveram vital importância dentro do contexto dos Kara Kartallar. Bobô que saiu do Corinthians pela porta dos fundos hoje esta literalmente no paraíso.


13 - CARLOS EDUARDO (Hoffenheim)
Começou o campeonato brilhando com a camisa do caçula da Bundeliga, mas seu temperamento fez com que ficasse fora de partidas importantes (acumulou três suspensões ao longo da temporada). No 2ºturno seu time caiu muito de rendimento, mas quando Carlos Eduardo jogou foi destaque, e acabou como um dos melhores meias do campeonato.


12 - DUDU CEARENSE (Olympiakos)
Nesta temporada, Dudu foi protagonista no Olympiacos. Peça chave do time que levantou os troféus do Campeonato Grego e da Copa da Grécia, parece ter perdido um pouco a fama de "andarilio da bola" ao se fixar na Grécia e recusar propostas de outros centros. Junto com Leonardo e Diogo (ambos ex-Portuguesa) formou um trio verde-amarelo de destaque.


11 - ALEXANDRE PATO (AC Milan)
Com 19 anos e muito potencial, ele teve altos e baixos pela equipe rossonera. Seu início de temporada foi ótimo fazendo gols e lances de efeito - foi o jogador do mês de Janeiro na Serie A -, mas na reta final figurou no banco de reservas.


10 - DANI ALVES (Barcelona)
Lateral que joga solto e com total liberdade no Barcelona, deu uma contribuição enorme para o futebol alegre apresentado pelos blaugranas. Brilhou na conquista da tríplice coroa e compete com Maicon para saber quem é o melhor da posição na Europa.


9 - MICHEL BASTOS (Lille)
Principal destaque do Lille (fez 14 gols na Ligue 1), Michel Bastos deixou o Brasil como lateral e agora como meia é sondado por Bayern e outros clubes do velho mundo. Com o início da janela de transferência a tendência é que ele não permaneça no LOSC.


8 - MAICON (Internazionale)
Completamente adaptado ao futebol italiano, Maicon foi peça muito importante no esquema da Inter campeã italiana. Dono de grande vigor físico, se destacou demais na sua posição, onde hoje é um dos melhores do mundo.


7 - THIAGO MOTTA (Genoa)
Uma aposta que cresceu muito junto com a principal sensação do futebol italiano da última temporada. Volante canhoto com poder ofensivo, chamou ganhou destaque ao fazer gols importantes e ter atuações empolgantes dentro do Calcio. Assinou com a Inter para próxima temporada.


6 - NENÊ (Nacional)
Artilheiro do campeonato português mesmo sem ser muito conhecido, Nenê agora integra a lista de brasileiros que foram artilheiros por lá. Fez uma excelente temporada, superou todas as expectativas e atualmente sonha com uma transferência para o FC Porto.


5 - FERNANDINHO (Shakhtar Donetsk)
Grande responsável pelo equilíbrio do Shakhtar na conquista da Copa da Uefa, Fernandinho não se destacou muito na partida final, mas teve atuações fundamentais ao longo da competição. Dos brasileiros, sem dúvida, é o que tem seu papel mais consolidado dentro do esquema de jogo da equipe.



4 - DIEGO (Werder Bremen)

Após muitos atritos e um fraco desempenho no FC Porto, Diego parece ter reencontrado seu bom futebol na Alemanha, onde consolidou-se como um dos grandes meias da Europa. Na sua temporada de despedida teve total influência na conquista da Copa da Alemanha e na chegada dos "papagaio à final da Copa da Uefa.
O desafio agora é grande, já que na próxima temporada vai defender a Vecchia Signora.


3 - JOSUÉ (Wolfsburg)
Capitão e termômetro no meio campo dos lobos, Josué obteve triunfos por onde passou e mais uma vez prova que é um vencedor no mundo da bola (mesmo sendo tão contestado).


2 - JÚLIO CÉSAR (Internazionale)
Para muitos o melhor goleiro da Europa no momento, nesta temporada faltou apenas um título de maior expressão com seu time para se consagrar de vez e virar unamidade.
Chamou atenção pela regularidade e por suas atuações de alto nível.


1 - GRAFITE (Wolfsburg)
Campeão Alemão com o inexpressivo Wolfsburg, Grafite sem dúvida foi o jogador brasileiro que mais se destacou nesta temporada. No auge dos seus 30 anos, parecia que não tinha mais lenha pra queimar, porém, provou o contrário com atuações exuberantes e muitos gols (inclusive golaços!).

1 Response to "20 Destaques Brasileiros"

  1. julio cesar pires

    boa lista mais falto o Alex do chelsea.

Postar um comentário

Sinta-se livre para dar seu pitaco!
Elogie, xingue, recomende algo, divulgue o link do seu blog, passe uma receita de franguinho a fru-fru, deixe uma saudação para um familiar... Enfim, neste espaço, todo tipo de manifestação será bem-vinda.

Related Posts with Thumbnails

Translate for:

Visite Também Virtual Fantasy Manager