Olimpíadas: Projeto Dourado!

Antes mesmo do anúncio do nome do novo técnico da seleção brasileira, o presidente da CBF Ricardo Teixeira fez questão de deixar bem claro que independente do profissional escolhido, a prioridade seria a utilização dos novos valores do futebol brasileiro já visando a conquista do inédito ouro olímpico, em 2012, e a formação de um time rejuvenescido e ao mesmo tempo bastante competitivo para a disputa da Copa de 2014, no Brasil.

Mano Menezes assumiu o cargo após a recusa de Muricy e já nas suas quatro primeiras convocações deu mostras de que captou bem as ideias do comandante da entidade máxima do futebol brasileiro: acabou chamando doze jogadores com idade olímpica - entre eles Pato, Ganso, Neymar, Sandro, Philippe Coutinho, Douglas Costa e Giuliano. E além disso, o treinador está sempre acompanhando de perto as seleções de base do Brasil.

Nas próximas Olimpíadas, assim como nas edições anteriores, cada seleção poderão inscrever três jogadores com mais de 23 anos. E para o Brasil isso será muito proveitoso, já que em algumas posições ainda existem incógnitas quanto aos jogadores que poderão ser utilizados na competição.

Os possíveis postulantes às três vagas obrigatoriamente terão que ser atletas afirmados no cenário do futebol brasileiro, que possuam certam bagagem na seleção e que possam agregar experiência e, principalmente, qualidade nas posições e setores carentes.
No gol: Julio César, na defesa: Thiago Silva, na lateral: Maicon, no meio: Kaká e para o ataque: Robinho, essas são algumas das escolhas lógicas que o técnico poderá fazer, mas também vale ressaltar que todos esses atletas irão depender da liberação dos clubes pelos quais estarão atuando, visto que o futebol nos Jogos Olímpicos não é considerado uma competição oficial da FIFA e os clubes não são obrigados a liberarem seus atletas, como ocorre na Copa do Mundo, por exemplo.

Fazendo uma projeção de time para 2012 sem as três opções acima da idade limite, a formação do Brasil seria mais ou menos assim: Neto; Rafael, Breno, Dalton e Diego Renan; Sandro, Giuliano, Douglas Costa e Ganso; Neymar e Pato. E como suplentes ainda haveriam bons nomes como André, Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Elkeson, Mário Fernandes, Souza, Dentinho, Lucas, Alan, Rafael Tolói, Rafael Carioca, Manoel e mais algumas opções que certamente surgirão até lá.

O ataque titular pode ser considerado fora de série para a categoria, sendo formado pelos melhores jogadores do mundo nascidos nos seus respectivos anos - Neymar e Alexandre Pato.

O meio de campo seria formado por um ótimo volante marcador e com alguma qualidade na saída de bola, além do móvel Giuliano pela direita e o liso Douglas Costa pela esquerda, formando assim, um losango que teria o cerebral Ganso como comandante e principal articulador.

Todavia, se os setores de meio e ataque estão bem encaminhados, a defesa ainda é uma incógnita, com laterais de grande potencial, mas ainda verdes, e uma dupla de zaga desentrosada. Breno, jogador mais experiente e que já deu grandes mostras em seu início de carreira, mas que não confirmou desde que se transferiu para o Bayern, seria o expoente de uma defesa formada por novatos. Seu companheiro de zaga nesse momento poderia ser Dalton, atualmente no Inter, contudo, assim como Breno ele passa longe de viver seus melhores momentos.

Esboço de time para as Olimpíadas de Londres sem os três jogadores com idade acima de 23 anos:

(Clique na imagem para melhor visualizá-la)


Mas antes de qualquer projeção de equipe que se possa fazer, o Brasil terá primeiro que garantir sua presença na Olimpíada de Londres. E essa tarefa está a cargo da seleção sub-20 comandada por Ney Franco, que briga por uma das duas vagas em disputa no Sul-Americano da categoria, sediado no Peru, e que está em andamento.

13 Response to "Olimpíadas: Projeto Dourado!"

  1. Não concordo em deixar Lucas e Phillipe Coutinho no banco, tira o Giuliano e o Douglas costa e coloca o craque da Inter e do SPFC. Abraços.

    Adorei! ;)

    Matheus!

    Respeito sua opinião, mas o Lucas ainda nem se afirmou no cenário futebolístico. E o Giuliano foi eleito melhor jogador da Libertadores, além de ter mais experiência com a amarelinha.
    O Philippe Coutinho não joga nas funções que o Giuliano e Douglas Costa estão desempenhando... ele joga bem aberto pelos cantos ou de segundo atacante, e sempre sem marcar ninguém.

    Abraço!

    Cara, essa medalha está proporcional à Libertadores para o Corinthians. É o grande sonho, mas sempre falta alguma coisa. Aliás, falta a medalha... até para diminuir a pressão nos futuros garotos - se é que é possível não ter pressão.

    acho a defesa fraca mas pode melhorar com os 3 jogadores acima de 23 anos , mas na idade olimpica é a melhor seleção junto coma espanha .

    Fala!

    Ler Dalton me fez lembrar que o Inter tinha um zagueiro muito promissor, mas que não faço ideia onde está agora, o Rafael Forster.

    Cito o Casemiro também, tem ótimo porte físico, cabeceia bem (se não me engano ele tem dois gols pelo SP, ambos de cabeça. Um é certeza que ele fez). Quando saiu de campo no jogo contra a Colômbia o meio campo desandou. E ele dá entrevistas interessantes, tem cabeça formada, falou que prefere jogar com o Zé Eduardo pelo entrosamento, mas que jogou melhor ao lado do Fernando. Coisa rara um jogador se expressar assim hoje em dia.

    E falando nos zagueiros da sub-20, Bruno Uvini e Juan lembram muito a dupla titular na Copa de 2010. O Univi seria o Lúcio, dá mais combate, é mais vibrante, corre atrás; o Juan seria o Juan (?), preciso nas coberturas, zagueiro calmo, preciso. Vai depender desse um ano e meio que falta pras Olimpíadas, se eles vão ter chance em seus times. Ao menos o Renato Silva sumiu daqui, me fazia ter saudades da dupla Jean e Júlio Santos...


    Abraços!
    Abraços!

    A equipe hoje está meio diferente. A maioria dos jogadores que estão disputando o Sul-Americano Sub-20 devem integrar o time olímpico. Neymar e cia podem fazer bonito em 2012 e trazer a medalha que falta ao nosso futebol.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    Anônimo

    o q o Sandro jogou contra o milan foi brincadeira qm dessa sub20 tira o lugar dele ninguem

    aceita parceria?
    visita meu blog e me diz
    http://mengaohexa.blogspot.com/

    Passei aqui só pra conferir se o seu texto continua em bom nível...

    E também pra arrumar alguma coisa a fim de discordar e caçar encrenca. Pior que acabei de encontrar!!

    Está brincando de citar o nome do Dentinho, né?! Jogadorzinho comum, sem qualquer ponto forte no aspecto técnico e destinado a clubes de segundo escalão na Europa!

    Passei aqui só pra conferir se o seu texto continua em bom nível...

    E também pra arrumar alguma coisa a fim de discordar e caçar encrenca. Pior que acabei de encontrar!!

    Está brincando de citar o nome do Dentinho, né?! Jogadorzinho comum, sem qualquer ponto forte no aspecto técnico e destinado a clubes de segundo escalão na Europa!

    Lucho, fiz um campeonato imaginário insipirado em você la no blog kkk. Sobre os melhor times paulistas da década. Abraço!

    jackcolson

    seus burrus essa postagem é antiga

Postar um comentário

Sinta-se livre para dar seu pitaco!
Elogie, xingue, recomende algo, divulgue o link do seu blog, passe uma receita de franguinho a fru-fru, deixe uma saudação para um familiar... Enfim, neste espaço, todo tipo de manifestação será bem-vinda.

Related Posts with Thumbnails

Translate for:

Visite Também Virtual Fantasy Manager