Melhores Jogadores Jovens das Copas

Faltam poucas horas para o início da partida de abertura da Copa e os troféus distribuídos pela organização já estão a espera de seus possíveis donos. Ao todo serão três premiações oficiais diferentes: bola, para o artilheiro; chuteira, para o melhor jogador e luvas de goleiro, para o melhor arqueiro - todos os troféus são folhados a ouro.
Não é exagero afirmar que todos os jogadores inscritos nessa Copa sonham em receber uma dessas distinções da FIFA, no entanto, poucos nomes têm possibilidades reais de conquistar um prêmio desse porte. Nas disputas individuais, há cinco ou seis nomes dados como favoritos, mais dois ou três azarões que podem beliscar algo, e o resto não chega perto de qualquer cogitação.

Na contramão dessa tendência, vem a disputa de "Melhor Jogador Jovem da Copa", onde há mais de vinte concorrentes com qualidade bastante similar, sendo que, dentre eles, não há nenhuma unanimidade disparada ou uma incógnita desprezada.
De todos os jogadores com idade dentro do limite estipulado pela FIFA para concorrer ao rebatizado "Hyundai Best Young Player", destacam-se os alemães Thomas Müller, Holger Badstuber, Toni Kroos e Marko Marin (bósnio naturalizado), os mexicanos Carlos Vela e Giovani dos Santos, os dinamarqueses Simon Kjær e Christian Eriksen, o uruguaio Nicolás Lodeiro, o argentino Javier Pastore, o americano Jozy Altidore, o grego Sotiris Ninis, o esloveno Rene Krhin, o franco-ganês André Ayew (filho de Abedi Pelé) e seu companheiro de seleção Dominic Adiyiah. O Brasil não tem nenhum jogador inscrito que atenda as exigências para concorrer ao prêmio (ter nascido em 1 de janeiro de 1989 ou após). Ramires é o mais jovem do grupo de Dunga, contudo, nasceu em 1987.


SOBRE A LAUREAÇÃO
Meses antes da Copa do Mundo de 2006, a FIFA pensou em uma maneira de valorizar os jogadores jovens anos que disputariam aquele Mundial, e então criou oficialmente um prêmio para o melhor jogador da Copa com menos de 21 anos, batizado comercialmente de "Melhor Jogador Jovem Gillette" (em inglês, "Gillette Best Young Player").
O polonês naturalizado alemão Lukas Podolski foi o primeiro jogador a ser agraciado pela FIFA no quesito. Na época, ele superou outros cinco jogadores: Cesc Fabregas, Luis Valencia, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Tranquillo Barnetta, e acabou levando o troféu para casa.

RESGATANDO O PASSADO
Como o prêmio foi criado há pouco mais de quatro anos, apenas um jogador teve a honra de ser condecorado durante o período em que a Copa do Mundo era disputada. Pensando nisso, o Grupo de Estudos Técnicos da FIFA resolveu arranjar uma forma de homenagear também as feras jovens das edições passadas, e, então, formulou uma enquete no site oficial da entidade onde os internautas respondiam quais os jogadores com até 21 anos que mais se destacaram nas Copas de 1958 até 2002.
Ao término da pesquisa foram divulgados os melhores atletas por Mundial, de acordo com a preferência do público, e, também, a classificação geral dos atletas por porcentagem de votos. Pelé acabou sendo o mais votado dentre todos os jovens candidatos de épocas distintas, com 61% dos votos. Ele tinha apenas 17 anos quando marcou seis gols nos quatro jogos que disputou na edição de 1958, disputada na Suécia. O meia Teófilo Cubillas, maior jogador peruano de todos os tempos, fez cinco gols em 1970, no México, e acabou na segunda colocação. O ex-prodígio inglês Michael Owen, autor de dois gols na Copa da França, em 1998, foi apontado como o terceiro jovem mais decisivo para o rendimento de sua seleção dentro de uma Copa do Mundo.

JOVENS FERAS DAS COPAS
Estão reunidos abaixo, na lista criada pela ótima equipe de edição de imagem do blog, todos os jovens apontados pela FIFA como melhores de cada Copa desde 1958. Junto há algumas informações complementares como o país que eles representavam, a idade que possuíam à época, além do número de partidas disputadas e gols marcados pelos mesmos.

Aprecie à vontade e sem moderação:

5 Response to "Melhores Jogadores Jovens das Copas"

  1. Anônimo

    MICHAEL OWEN MELHOR DO MUNDO KKKKKKKK s2 amo amo.

    Lucho,
    O anônimo acima tirou as palavras dos meus dedos. O Owen não pode figurar em qualquer lista decente sobre futebol. De longe é uma das maiores decepções da história.
    No mais, é a primeira vez que vejo coerência nos votos de internautas...rs...
    Belo texto jornalístico.
    Abraços

    Noooooossa velho, que puta layout é esse???? haha
    Cacete mano, achei ter entrado em blog errado, tá MUITO foda, meu, tá com um ar profissionalíssimo, parabéns!!!

    Algo me diz que o Lodeiro se complicou um pouquinho na disputa de Melhor Jogador Jovem :). Nada mal jogar 18 minutos e ser expulso.

    Desses citados, eu iria de Kjaer ou Müller, mas não sei como tá a lesão do dinamarquês, ele se machucou contra Senegal. Não vejo grande coisa no Badstuber.

    O Ninis joga muita bola, problema é a seleção onde ele tá né... Mas ele acabou com a Roma na Liga Europa.

    O melhor jogador jovem será Heskey \o/


    Abraços!

    Anônimo

    Gostei do blog

    Anônimo

    mano eu tbm gostei

Postar um comentário

Sinta-se livre para dar seu pitaco!
Elogie, xingue, recomende algo, divulgue o link do seu blog, passe uma receita de franguinho a fru-fru, deixe uma saudação para um familiar... Enfim, neste espaço, todo tipo de manifestação será bem-vinda.

Related Posts with Thumbnails

Translate for:

Visite Também Virtual Fantasy Manager