Responda, se for capaz!

É possível que TODOS os campeonatos estaduais do Brasil, simultaneamente, ganhem mais qualidade e fiquem mais equilibrados a cada nova temporada?!



I
Todo início de campeonato estadual é a mesma ladainha! Para fazer a promoção do campeonato, os meios de comunicação locais que detêm os direitos de transmissão das partidas utilizam o mesmo slogan de outros anos e a propaganda do espetáculo acaba sendo toda ela baseada na filosofia “De que a verdade de hoje é a mentira de amanhã!”. O que mais se escuta, ouve e lê na divulgação dos estaduais pelo Brasil são frases do tipo:

"NÃO PERCA O MAIS DISPUTADO GAUCHÃO DA HISTÓRIA!"
"VEM AÍ O MAIOR CAMPEONATO PAULISTA DE TODOS OS TEMPOS..."
"O CAMPEONATO CARIOCA MAIS EQUILIBRADO DOS ÚLTIMOS ANOS..."

Usando como exemplo o futebol carioca... Suponhamos que para o próximo ano o Vasco perca muitos jogadores e reponha suas carências contratando Bill, Fumagali, Gedeil e Rissut. Adicione a isso, um suposto rebaixamento do Fluminense no Brasileirão e um Botafogo se desfazendo dos seus melhores atletas (existem melhores por lá? tá... a ficção aceita tudo!), pois mesmo assim, o narrador de vinheta esportiva da Band Rio falará que o "Cariocão 2011" será o mais disputado da história (novamente!). Nos comerciais eles mudarão preposições e algumas palavras, entretanto, a mesma idéia será vendida em 2011 e os comerciais dos campeonatos serão idênticos aos dos anos anteriores...



II
Conversando com o professor Teobaldo Nathan di Sossovignon, especialista em mentiras de momento, foi possível diagnosticar o que ocorre nos comerciais produzidos pelos meios de comunicação antes/no decorrer de cada competição importante. A forma de promoção do campeonato imposta pela televisão, por exemplo, nada mais é do que um jeito de valorizar o produto com um método repetitivo, mas que ainda é facilmente aceito pela maioria dos telespectadores, pois para os mesmos, o campeonato que se inicia é muito mais atraente do que aquele já encerrado.
O ser humano age assim em muitas outras situações da vida e naturalmente tem essa tendência de desvalorizar o que já passou; valorizando o novo em detrimento do velho, inclusive imaginando coisas e dando uma ênfase gigantesca para o desconhecido ou para aquilo que ele desconhece o resultado final (neste caso, um campeonato de futebol em aberto).

10 Response to "Responda, se for capaz!"

  1. Lucho,

    Bela análise. Parabéns!

    Pior que os comerciais parecem produções de Steven Spielberg (ou James Cameron, o diretor do momento!).

    Mas não me indigno com os canais de televisão e emissoras de rádio. Fico indignado com a falta de senso crítico dos torcedores e o baixo nível de exigência!

    E realmente... no Botafogo não existem os melhores...rs...

    Abraços

    Muito bom post! Concordo com o que foi escrito, e aliás me irrita isso. Agora, é natural que a imprensa faça isto, porque ela quer vender seu produto. Imagine a Globo anunciando jogo "vem aí mais um joguinho chato, Corinthians x Rio Claro. O Paulista cada ano mais sem graça!". meu, não rola. O jeito é engrandecer o torneio. Aliás, todos os programas são assim.
    E não é só nos estaduais. Basta vc ver no Brasileiro. Cansei de ouvir "é o cameponato mais equilibrado do mundo". Como pode o campeonato mais equilibrado do mundo ter o mesmo campeão três anos seguidos e que só não o foi quatro vezes por questões externas?
    Querem é vender o peixe mesmo.

    Seria o professor Sossovignon pai do Sessegnon, do PSG? Acho que cavei minha vaguina no Zorra Total depois dessa.

    Cara, é exatamente o que o Flávio falou, o que irrita nem é tanto a vinheta, mas sim o povinho se iludir com ela, tipo é mais fácil acreditar na vinheta do que parar pra analisar se realmente é o melhor Estadual dos últimos tempos. Aliás, isso é só um reflexo da cultura brasileira, é mais cômodo deixar pro Jornal Nacional formar a opinião do que colocar o cérebro em funcionamento.

    Fico imaginando a vinheta do Campeonato Acreano... Será que também falam que será o melhor Acreanão dos últimos tempos?


    Abraços, cara!

    Cubo ao Futebol:
    "Eu pensei nisso tbm, mas achei que o espaço dos comentários iria transbordar de críticas caso eu fizesse tal comparação.. =)
    E não se preocupa, se tu não conseguir no Zorra... tenta no Comando Maluco, já que lá abriu uma vaga após a saída do Dedé." kkkk

    Flávio:
    "O melhor do Fogão era o Túlio e só... DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO!"

    Stebozza:
    "Valeu pelo comentário.. quando eu tiver um tempinho comento no seu blog."

    Catarina(in memoriam..jeje):
    "Estou com saudade dos seus comentários.. anda sumida, tão sumida!"


    Abraços, apertos de mão e cumprimento japonês a todos amigos e amigas!

    Procura-se Catarina

    Realmente ando sumida....na verdade, se vc visse o estado do meu quarto teria certeza do que estou falando!!!!!
    Mas mesmo assim, não morri, viu?!
    Quando der eu volto, pode deixar...(mesmo de mal com você por ter recusado meu convite :P)

    Catarina

    Eu tinha a camisa 7 do Túlio em 95!!!! Com o patrocínio do 7 Up e tudo, lembra????

    Catarina, essa sua camisa era histórica! E eu lembro sim amigona, um abraço.


    Que convite que eu recusei? hehe

    Catarina

    Recusou meu convite para acampar...:(

    Até desisti do acampamento depois disso...

    Verdade. Mas foi só porque tu mora muito longe da minha casa.. e por nenhum outro motivo!


    Beijoss Cat!

    Fala Lucho, esta tua análise está muito certa. A televisão está dominando. Um exemplo acontece no Campeonato Carioca. Porque Vasco x Fluminense tem que ser no sábado, enquanto Flamengo x Botafogo na quarta-feira? Por causa da toda poderosa Globo, que quer o jogo da mulambada. Enquanto isso, o Vasco, por exemplo, enfrenta uma maratona de jogos.
    Já to te seguindo, blz. Abraços.

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Postar um comentário

Sinta-se livre para dar seu pitaco!
Elogie, xingue, recomende algo, divulgue o link do seu blog, passe uma receita de franguinho a fru-fru, deixe uma saudação para um familiar... Enfim, neste espaço, todo tipo de manifestação será bem-vinda.

Related Posts with Thumbnails

Translate for:

Visite Também Virtual Fantasy Manager